sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sobre o NEST

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST) foi criado em outubro de 1999 no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) com o propósito de articular as produções científicas de um grupo de pesquisadores que se dedicavam ao estudo da temática Saúde do Trabalhador.

Em março de 2010 ocorreu a sua migração para o PPG em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em decorrência do ingresso da líder como docente nesta instituição.

Saúde e Trabalho são categorias centrais nos estudos desenvolvidos, perpassando os projetos de pesquisas de iniciação científica, mestrados e/ou doutorados.

Em meio à polissemia dos fenômenos pesquisados, desenvolver estudos sob orientação teórico-metodológica embasada em um referencial crítico contribui para a compreensão das transformações societárias e suas repercussões no trabalho na contemporaneidade.

Pesquisar como a invisibilidade do real é construída a partir de "ângulos mortos", que se produzem e reproduzem no processo de organização da sociedade contemporânea, torna-se essencial nesse processo de construção do conhecimento.

A formação dos pesquisadores do NEST/UFRGS está sustentada na construção de competências ético-políticas e teórico-metodológicas para a produção de conhecimentos no âmbito da proteção social, da seguridade social e dos direitos sociais, tendo como principal eixo norteador: saúde, trabalho e formação.

Busca-se assim, garantir aos pesquisadores a excelência do processo formativo, no acesso de condições para interpretar a realidade social, desenvolvendo o espírito crítico-reflexivo, investigativo e propositivo.

Considera-se também fundamental a permanente interlocução com diferentes áreas do saber, com as esferas da sociedade civil e com unidades de ensino e centros de pesquisas nacionais e internacionais, com as quais a equipe vem mantendo uma rede de interações e pesquisas conjuntas.